Saiba como montar um ambiente corporativo confortável e produtivo

ambiente corporativo

O layout da sala de trabalho pode influenciar diretamente na produtividade e no bem-estar dos colaboradores. Hoje, grande parte da população passa mais tempo em seu trabalho do que na sua própria casa. Por esse e muitos outros motivos, é importante promover um ambiente corporativo confortável e produtivo. E a Escrimob preparou dicas que podem te ajudar nessa missão, confira a seguir!

Qual a importância e benefícios de manter um bom ambiente corporativo?

Se você tem uma empresa ou é responsável pela gestão de uma equipe, precisa entender a importância em ter um ambiente corporativo agradável. Afinal, muitas vezes, os gestores não dão a devida atenção a esse ponto, mas ele é de extrema importância com relação ao bem-estar dos colaboradores e a produtividade deles. 

Um espaço corporativo despreparado e desorganizado se torna caótico, isso gera uma corrente negativa para a empresa. Os colaboradores começam a se sentir distraídos, desconfortáveis, automaticamente diminuem sua produtividade, não oferecendo seu melhor desempenho das funções e esses más resultados chegam até ao cliente – afetando assim, o bom funcionamento do seu negócio. 

Os benefícios em manter um bom ambiente corporativo são muitos e bem significativos, como a melhora na produtividade e na eficiência nos processos, maior facilidade de concentração dos colaboradores, boa comunicação e convivência e melhores resultados entregues aos clientes.

Como é possível promover um ambiente corporativo adequado?

Algumas medidas precisam ser tomadas e também critérios necessitam ser analisados, para tornar o ambiente corporativo agradável e produtivo para os colaboradores. O planejamento é fundamental nessa etapa, para que fique mais fácil na hora de colocar as ações em prática.

 

– Analise o ambiente e faça um planejamento

O primeiro passo para promover um bom ambiente corporativo é focar no planejamento. Portanto, analise bem quais são as atividades realizadas pelos colaboradores, quais as necessidades de cada um e as condições de trabalho que cada um precisa. 

Essa pesquisa pode ser feita antes de montar o ambiente corporativo ou em algum momento de reestruturação para melhor desempenho da equipe. 

– Conte com a ajuda de profissionais

Para obter melhores resultados é essencial que você conte com a ajuda de profissionais que entendam do assunto, que possam te auxiliar no projeto e na execução dele. Para isso conte com arquitetos, empresas especializadas em móveis e em ambientes corporativos, por exemplo. 

– Atenção aos detalhes

Pequenos detalhes também são importantes na hora de promover um ambiente corporativo confortável: como a iluminação. O recomendado é o uso de lâmpadas quentes, que afetam menos a visão dos colaboradores e diminuem o nível de estresse em comparação as luzes brancas e frias.

Outro item que precisa de atenção são as cores do ambiente. Cores das paredes, dos móveis e decorações – recomenda-se a utilização de cores claras e neutras, que proporcionam maior sensação de bem-estar e tranquilidade.

– Mobiliário de qualidade

Como já citamos no início deste conteúdo, grande parte dos colaboradores passam a maior parte do seu dia em seus ambientes corporativos, por esse motivo é de extrema importância que os mesmos sintam-se confortáveis. 

Esse conforto pode ser proporcionado principalmente pelo mobiliário do ambiente corporativo, como cadeiras, poltronas, mesas, entre outros materiais que fazem parte do dia a dia. É preciso muita atenção na hora da escolha desses itens, eles precisam ser de qualidade e oferecer além de comodidade, segurança para os usuários. 

– Clima organizacional

Além da estrutura física o ambiente corporativo precisa ter um clima organizacional amigável e inspirador para todos os colaboradores. Para que isso aconteça algumas medidas sociais também devem ser levadas em consideração, como: 

* estimular a integração do grupo; 

* promover cursos e workshops; 

* dar a liberdade para receber feedbacks; 

* manter uma boa comunicação interna; 

* comemorar conquistas e bons resultados;

* proporcionar flexibilidade de espaço e horário sempre que necessário;

* aplique pesquisas de satisfação com frequência;

Nós da Escrimob prezamos por atender as necessidades dos nossos clientes, pensando nisso apresentamos uma série de produtos e acessórios de alta qualidade, com design que ajuda a tornar os ambientes corporativos mais agradáveis. 

Agora que você já tem as dicas certas de como criar um ambiente corporativo mais confortável e produtivo, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e conte com a ajuda de profissionais dispostos a colocar seus projetos em prática!

Artigos Relacionados

× Whatsapp