Mesas para Refeitório: Guia definitivo

Mesa para Refeitório

Guia para Escolher as Melhores Mesas para Refeitório

Ao criar um ambiente agradável e funcional para refeições em empresas, escolas,hospitais e outros locais de uso coletivo, a escolha correta das mesas para refeitório faz toda diferença, pois além de proporcionar conforto aos usuários, as mesas para refeitório corretas podem contribuir para a criação de um ambiente acolhedor e estimular a convivência entre as pessoas. Neste artigo, vamos explorar alguns fatores a serem considerados para a escolha da melhor opção de mesas para refeitório.

Tamanho do ambiente e Capacidade de pessoas simultâneas

O primeiro ponto a levar em consideração é se o ambiente para refeitório será em um local equipado com uma cozinha, ou um ambiente separado, apenas com as mesas de refeitório. Se for em uma cozinha, deve-se levar em consideração o espaço ocupado pelo mobiliário e eletrodomésticos de apoio (pia, armários, microondas).

Após avaliar o espaço físico disponível no ambiente, devemos analisar quantas pessoas simultâneas deverão utilizar as mesas para refeitório, se elas utilizarão bandeijas para apoio dos pratos e talheres, ou se apenas sentarão para realizar sua refeição.

Assim é possível dimensionar o tamanho e quantidade de mesas para refeitório que comportam no ambiente, levando em consideração o espaço de circulação no local, afim de evitar acidentes entre as pessoas, garantindo uma melhor experiência durante as refeições, pois mesas muito pequenas podem causar desconforto, enquanto mesas grandes em excesso podem desperdiçar espaço.

Material de Fabricação

A escolha do material das mesas para refeitório é fundamental para garantir uma maior durabilidade e a facilitade de limpeza. Mesas de refeitório com estrutura em aço e tampos em MDP ou fórmica são excelentes opções. O aço com tratamento anticorrosão e pintura eletrostatica de fábrica possui maior resistência a ação do tempo e manchas, ideal para ambientes com maior umidade.

Ergonomia e Conforto

Priorize mesas para refeitório com design ergonômico, que proporcionem conforto aos usuários durante as refeições. Assentos bem posicionados e altura adequada da mesa são importantes para evitar desconforto e problemas posturais. Além disso, considere também mesas com bordas arredondadas, evitando acidentes e facilitando a movimentação das pessoas no espaço.

As bordas devem possuir design arredondado, evitando machucar os braços ao apoiar-se na mesa, são utilizadas fitas de borda ergonômicas, com espessura de 2mm e raio de 2,5mm, ou perfil em T emborrachado, para proteção das bordas.

Manutenção facilitada

Refeitórios geralmente possui um fluxo maior de pessoas simultâneas, por isso ficam sujeitos a derramamentos de líquidos e sujeiras frequentes. Por isso, é importante escolher mesas para refeitório de fácil limpeza e manutenção. Superfícies lisas e materiais resistentes a manchas tornam a limpeza mais rápida e eficiente, garantindo que as mesas do refeitório estejam sempre disponíveis para o uso.

Os tampos em MDP geralmente possuem uma camada grossa de pintura BP e possuem mais opções de tons de cores, podendo ser tons lisos ou tons amadeirados, tornando o ambiente mais moderno.

Os tampos com camada em fórmica são mais lisos, embora sejam um pouco mais fáceis de limpar, eles marcam mais o material, já que a superfície é extremamente lisa e brilhosa, sendo assim, qualquer passada de mão deixa marcas no material.

Mesa para Refeitorio em Fórmica
Mesa para Refeitorio em Fórmica

Design e Estilo

O aspecto visual é outro fator a considerar, Escolha mesas para refeitório que integrem ao visual e a decoração geral do ambiente e transmitam a imagem desejada para o refeitório. Conforme dito anteriormente, as mesas para refeitório com tampo em tons amadeirados trazem imagem de modernidade, já tons coloridos trazem uma atmosfera vibrante e alegre, enquanto as mesas para refeitório em tons lisos demonstram um ambiente mais clear, sério e formal, permitindo também investir em cores através da pintura das paredes.

Mesa de Refeitório em MDP
Mesa de Refeitório em MDP

Enfim, para definir a melhor opção de mesas para refeitório, deve-se levar em consideração fatores como tamanho, capacidade, material de fabricação, ergonomia, facilidade de manutenção e design.
A opção ideal garantirá um ambiente agradável e funcional para as refeições, contribuindo para o bem-estar dos usuários. Lembre-se que se trata de um investimento de longo prazo, por isso é importante investir em mesas de refeitório de qualidade e bem dimensionadas, mantendo o ambiente acolhedor.

Artigos Relacionados

× Whatsapp