Como manter a produtividade no home office?

O que antes era uma opção, com a pandemia se tornou uma necessidade. O home office foi uma das alternativas mais aderidas durante esse período de quarentena, em que muitas empresas e trabalhadores necessitavam dar continuidade às suas atividades, mesmo que de forma remota. No texto de hoje, vamos dar algumas dicas de como manter a produtividade no home office. 

Tenha uma boa leitura!

Como manter a produtividade no home office?

A quarentena pegou todo mundo desprevenido, assim como foi necessário readaptar nossas rotinas, também foi preciso encontrar uma forma de prosseguir com os trabalhos. Foi aí onde o home office ganhou força, o que já vinha sendo uma tendência, se tornou uma grande solução.

Mas muitos trabalhadores ainda não estavam acostumados com essa modalidade e acabaram encontrando alguns desafios pela frente. Trabalhar em casa pode ser muito produtivo ou bem pouco produtivo, para isso muitos fatores podem influenciar nesse processo. 

Muitas dificuldades acabam aparecendo ao longo dos dias de quem está praticando o home office. Trabalhar de casa pode parecer bem simples, mas, em alguns casos, a situação pode apresentar complicações. 

As distrações são maiores e a sensação de estar em casa acaba trazendo um relaxamento muitas vezes prejudicial na hora de manter a produtividade no home office. Sem contar nos fatores como a pontualidade nos horários, os afazeres domésticos, as crianças, os pets e por aí vai. 

Mas, afinal, como é possível driblar todas essas distrações e conseguir se manter produtivo no trabalho remoto?

Um local apropriado

Essa com certeza é a primeira e mais importante dica para manter a produtividade no home office: você precisa montar um local apropriado para trabalhar. Assim como no seu ambiente de trabalho, é necessário ter um espaço adequado, com todas as suas ferramentas de trabalho, como uma mesa e uma cadeira confortável – isso é importante também para o home office. Ajuda no seu bem-estar e na sua saúde física. 

Tudo funcionando perfeitamente

Se você não tinha o hábito de praticar o home office, pode encontrar dificuldade com os pequenos detalhes, por isso é recomendado que você teste seus equipamentos de trabalho, antes de iniciar sua jornada de atividades. Assim você evita estresse, perda de tempo e improdutividade.

Teste seus equipamentos como notebook, cabos, sinal de internet, telefone, acesso à rede, fone de ouvido, microfone e câmera em caso de vídeos chamadas. Previna-se para que tudo esteja funcionando perfeitamente bem para conseguir manter a produtividade no home office. 

Seu tempo é valioso, saiba como aproveitá-lo 

Para trabalhar em casa, é preciso saber administrar seu tempo, pois você pode acabar trabalhando de menos ou trabalhando demais e nenhuma das alternativas é interessante para que você consiga cumprir todas as atividades do seu dia a dia. 

Crie um cronograma, organize-se da melhor forma para manter sua produtividade no home office e para atender também as suas outras atividades diárias, como: manter a casa organizada, praticar exercícios físicos, passar um tempo com a família e todos os outros itens que forem de sua prioridade. 

Mantenha-se conectado com sua equipe e com seu trabalho

Uma dica valiosa para o seu home office, é manter-se conectado com sua equipe e com o seu trabalho. Para que fique mais prático e profissional o seu ambiente de trabalho em casa, respeite os horários, vista-se e arrume-se adequadamente, faça as pausas necessárias, como se realmente estivesse em uma rotina normal na sua empresa. 

Para manter a produtividade no home office também é preciso estar conectado com sua equipe de trabalho, assim você estará presente nas atividades e nas tomadas de decisões. Isso também vai ajudar a se manter envolvido com o trabalho. 

Entre em acordo com a sua família

Como citamos acima, pode até parecer que não, mas quando você pratica o home office com outras pessoas em casa, isso pode se tornar uma dificuldade. Por isso, uma boa opção é conversar com os demais integrantes, para que ajudem a respeitar seu espaço e seus horários. 

Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog, citando dicas de acessórios e móveis adequados que auxiliam no seu home office: clique aqui para conferir o texto na íntegra. 

Se você gostou deste conteúdo e tem interesse em outros assuntos sobre home office e ambiente corporativo, siga as redes sociais da Escrimob Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades. 

Artigos Relacionados

× Whatsapp