Qual a altura ideal da mesa para escritório?

altura ideal da mesa para escritório

Se você trabalha numa empresa ou está montando seu escritório com certeza já se fez essa pergunta: existe altura ideal da mesa para escritório? A resposta é sim. Essa característica é fundamental para garantir o seu conforto e a comodidade dos colaboradores do local. Para explicar em detalhes qual a altura indicada, a Escrimob preparou esse conteúdo sobre o tema. 

Boa leitura! 

Afinal, qual a altura ideal da mesa para escritório? 

Um item que está envolvido na escolha da mesa e os outros objetos para o escritório é a ergonomia. Atualmente, ela faz parte dos conceitos de uma empresa, afinal proporciona o aumento da produtividade dos trabalhadores, além de trazer segurança, conforto e melhora na saúde de todos. 

A ergonomia é tão importante que está prevista nas leis trabalhistas do Brasil. Por isso, seja para o trabalho no escritório ou em home office a ergonomia precisa estar presente. Mas, vamos ao que interessa.. qual a altura ideal da mesa para escritório? 

Para responder essa pergunta é importante ressaltar que os dados que serão mostrados a seguir, são baseados nas médias de altura da população brasileira. De acordo com pesquisas na área, os brasileiros apresentam uma média de: 1,60 m para mulheres e 1,73 m para os homens. 

Para as mulheres

A altura ideal da mesa para escritório para as mulheres é de 65 cm. Assim é possível garantir uma boa postura para a realização das atividades diárias. Aliada a altura da mesa, não podemos deixar de esquecer de citar as recomendações para os demais móveis que compõem o ambiente de trabalho, como, por exemplo, a cadeira. Nesse caso, o recomendado é que: o assento da cadeira até o chão seja de 43 cm e do apoio de braço de 24 cm.

altura ideal da mesa para escritório

Para os homens

A altura ideal da mesa para escritório para os homens é de 70 cm. Assim como para as mulheres, outros objetos também precisam ter uma altura adequada para garantir o conforto dos homens. A altura do assento da cadeira até o chão, o recomendado é de 47 cm e do apoio do braço de 26 cm. 

altura ideal da mesa para escritório

Para isso, conte com móveis reguláveis! 

A tecnologia trouxe diversos benefícios também para os móveis corporativos. Hoje, eles podem ser regulados de várias maneiras para uma melhor comodidade. Altura da cadeira, assento de braços, entre outras opções. Por isso, na hora de comprar os móveis para seu escritório, priorize sempre por esses modelos. 

Para conseguir chegar a altura ideal da mesa para escritório é importante que ela seja regulável, apesar de ser um pouco mais difícil de encontrar, há modelos que permitem esse serviço. Antes de comprar, faça uma pesquisa dos modelos que mais se adequam às suas necessidades e dos colaboradores do escritório. 

A postura adequada é fundamental 

Assim como já citado no início deste conteúdo, a ergonomia é essencial para encontrar a altura ideal da mesa para escritório. Aliada a ela, temos também o sentar-se de maneira ergonômica. O que isso significa? Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho, não é mesmo? Na maioria dos casos, em torno de 8 horas por dia. 

Alguns ambientes, como os escritórios, as atividades são feitas sentadas em frente ao computador. Por esse motivo, se os móveis não forem os corretos, problemas graves de saúde podem aparecer, principalmente na coluna. Uma das formas para que isso não aconteça com você e os demais trabalhadores é seguir as recomendações de ergonomia. Entre as principais dicas temos: 

– Monitor: deve estar abaixo do eixo visual horizontal, há uma distância mínima de um braço; 

– Teclado e Mouse: precisam estar alinhados com os cotovelos;

– Postura: Sentar-se num ângulo de 90º; 

– Joelhos e Cotovelos: devem estar num ângulo reto; 

– Pés: fundamental contar com um apoio para os pés para manter a postura adequada e que não tenha reflexo negativo na coluna; 

Dica importante: outra informação essencial e recomendada por especialistas é não ficar muito tempo na frente do computador. É importante fazer um intervalo a cada uma hora de atividade para alongar os braços e pernas. Com a prática desses pequenos exercícios é possível evitar graves problemas de saúde ocasionadas pela má postura e de movimentos repetitivos. 

Agora que você já sabe qual a altura ideal da mesa para escritório, que tal investir em móveis corporativos de qualidade e de uma empresa especializada? Entre em contato conosco e conheça os produtos Escrimob.

Artigos Relacionados

× Whatsapp