Conheça as principais diferenças entre móveis MDF e MDP

Na hora de comprar os móveis para seu escritório ou empresa tem uma característica sobre eles que você precisa saber antes de decidir qual tipo deve adquirir: você sabe a diferença entre móveis MDF e móveis MDP? Pode parecer meio confuso e, justamente por isso, vamos falar sobre este assunto no texto de hoje. Explicar qual a diferença entre os dois tipos e tirar algumas dúvidas que são comuns ao tema.

Tenha uma boa leitura!

Para início de conversa, é preciso entender melhor o que significa os termos MDF e MDP. 

MDF: Medium Density Fiberboard (Placas de Fibras de Média Densidade).

MDP: Medium Density Particleboard (Partículas de Média Densidade).

Os dois materiais são usados como matéria prima para fabricação de peças de madeira. No entanto, muitas dúvidas são comuns em relação aos dois tipos de materiais, como, por exemplo: qual a diferença entre esses dois materiais? qual a melhor aplicação para cada um deles? um é melhor que o outro ou apenas são para finalidades diferentes? 

O que são móveis MDF?

Falando tecnicamente, o MDF é um tipo de material feito com fibras de madeira e resina sintética, por esse motivo as peças se tornam firmes e uniformes. Na produção do MDF não existem camadas, os produtos são feitos de forma homogênea. 

Por isso, na hora de receber a pintura, verniz, colagem de lâminas de madeira ou outros tipos de usinagem, a superfície dos móveis MDF se mantém linear e uniforme. O MDF pode ser comercializado natural ou com revestimentos. 

O que são móveis MDP?

Já os móveis MDP é produzido em três camadas. Uma camada mais grossa que forma o miolo da peça e duas camadas mais finas que formam o acabamento de cima e de baixo. E diferente dos móveis MDF, a chapa é fabricada com partículas de madeira prensadas e não com fibras sintéticas.

Muitos ainda confundem o MDP com o antigo material conhecido como aglomerado, porém esse produto acabava se esfarelando e criando manchas com pouco tempo de uso. O MDP é um material mais resistente e de maior qualidade que o aglomerado. 

Afinal, quais são as diferenças entre móveis MDF e MDP?

Bom, a principal diferença, como podemos perceber na composição das duas peças, é a gramatura da madeira na hora da fabricação da sua estrutura interna. Mas não se pode dizer que um tipo é melhor do que o outro, o que pode se entender é que cada produto se torna apto a diferentes tipos de finalidades. 

E se tratando dessas finalidades distintas, o material MDF é um pouco mais maleável, permitindo assim que se trabalhe e se desenhe peças sem danificar o material. Sendo indicado seu uso para trabalhos de artesanatos e para criação de móveis mais elaborados, que necessitam de desenhos, contornos e curvas. 

Enquanto o material MDP apresenta maior resistência na sua estrutura interna devido às três camadas de partículas de madeira, ele se torna mais indicado para a fabricação de portas, painéis, prateleiras, fundos de gavetas, superfícies planas e sem muitos desenhos. 

Outra recomendação do uso de MDP, são para locais mais úmidos, afinal esse tipo de material absorve menos a umidade, sofrendo menos danos do que os móveis MDF. 

Porém, essa absorção é diferente com relação às tintas, o MDP tem alta absorção na hora de pintar, fazendo com que sejam necessárias várias mãos de tinta para que fique uma pintura uniforme. Por isso, em casos de pinturas uniformes, o mais recomendado é o MDF. 

Móveis MDF e MDP

Está cada vez mais comum o uso desses dois tipos de materiais em um único móvel, a união deles é muito interessante e pode trazer grandes vantagens ao usuário. A logística do móvel deve ser analisada, para então decidir quais peças serão de MDF, quais serão de MPD e para tirar o melhor proveito dos dois produtos.  

Chegando a conclusão que os dois materiais são de grande qualidade, para tomar a decisão de qual comprar, você precisa analisar quais são as suas necessidades e então identificar se encaixa os móveis MDF ou MDP. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, conte com quem entende do assunto. Entre em contato com a Escrimob e saiba mais informações sobre os dois tipos de materiais. Aproveite também para conhecer a linha de móveis corporativos.

Artigos Relacionados

× Whatsapp